[Resenha] Quem é você, Alasca? - John Green


Nome: Quem é você, Alasca?
Título Original: Looking for Alasca
Autor: John Green
Gênero: Romance/ ficção
Tradutora: Rodrigo Neves
Editora: WMF Martins Fontes
ISBN: 978-85-7827-342-2
Ano: 2010
Páginas: 226
Classificação:      

Sinopse:
Miles "Gordo" Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".
Frase favorita: "Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e como será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."

Resenha:

Igual a mim, você  provavelmente conheceu o John Green lendo seu maior sucesso: "A Culpa é das Estrelas". 
Quem é você, Alasca? é o primeiro romance escrito pelo fantástico John Green e, como todas suas outras obras, o livro é ótimo.
A história é contada pelo protagonista Miles e isso foi o que me deixou um pouco decepcionado. Primeiro, porque eu não curto muito histórias em primeira pessoa, e segundo porque eu não consegui gostar do principal, não me apeguei a ele.
O livro é dividido em duas partes, o "antes" e o "depois", e eu confesso que preferi o "antes". Essa parte conta tudo o que você precisa saber sobre os personagens, conta a principal parte da história. O "depois" fala do final, da conclusão, e isso me deixou surpreso: o final. 


Em alguma parte do livro, a Alasca conta brevemente o pior dia da sua vida - quando sua mãe morre.
O autor não entra em muitos detalhes nessa parte e você esquece dela. Mas quando chega o final, você lembra. 
E isso é o que eu acho mais fantástico no John Green, ele não é um daqueles autores que enquanto você lê o livro já sabe o final, ele pega pequenos detalhes e transforma na surpresa, no final surpreendente e de uma forma incrivelmente inteligente!
Quem é você, Alasca? tem mais suspense do que o principal sucesso de John, A Culpa é das Estrelas, e isso me levou a preferir a história da Alasca.

Por fim, recomendo demais a leitura do livro, ainda mais que o filme foi confirmado!! Quer ter mais informações sobre o filme? Clique aqui.




ÚLTIMOS VÍDEOS