[Resenha] Filme "Se Eu Ficar"



Nome: Se Eu Ficar
Título Original: If I Stay
Dirigido por: R.J. Cutler
Gênero: Drama
Ano: 2014
Classificação: 12 anos.
Duração: 106 minutos.
Atores: Chlöe Grace Moretz, Jamie Blackley, Mireille Enos, Joshua Leonard.
Nota: 4,7 / 5 
SinopseMia Hall (Chlöe Grace Moretz) é uma prodigiosa musicista que vive a dúvida de ter que decidir entre a dedicação integral à carreira na famosa escola Julliard e aquele que tem tudo para ser o grande amor de sua vida, Adam (Jamie Blackley). Após sofrer um grave acidente de carro, a jovem perde a família e fica à beira da morte. Em coma, ela reflete sobre o passado e sobre o futuro que pode ter, caso sobreviva.


Frase favorita: "Eu percebo agora que morrer é fácil. Viver é que é difícil"

Resenha:


Eu demorei um pouco – muito – para escrever esta resenha, não por falta de vontade, mas por falta de tempo. Mas nunca é tarde para falar de algo bom. Antes de começar, quero avisar que não li o livro ainda, por isso não posso dizer se foi fiel ou não, mas pelos comentários que vi, ficou bem próximo do livro, faltando uma parte ou outra como de praxe, já que é uma ADAPTAÇÃO.
Se eu ficar foi uma surpresa boa para mim. Apenas conhecia o livro e a história, quando vi o trailer, fiquei mais interessada (veja o trailer aqui). Após sair da sala do cinema, fiquei com a obsessão em comprar o livro (e a continuação). Por falar nisso, antes de ver o filme e sair falando por aí que o filme é uma bosta e que termina bruscamente e sem sentido, saibam que TEM CONTINUAÇÃO!!! (negrito e sublinhado para deixar bem claro). O mesmo para Jogos Vorazes: Em Chamas... se informem antes, ok? Ok.
A adaptação conta a história de Mia, uma garota de 17 anos que sonha em entrar para Julliard. Vindo de uma família de roqueiros, ela se tornou a ovelha negra por decidir tocar violoncelo e ter gosto pela música clássica, fazer o que né? Mia vive uma vida disciplinada, treinando várias horas por dias. Então, conhece Adam. Para resumir, ele é um garoto muito popular, é o vocalista/guitarrista de uma banda de rock e um cara muito sedutor. Os dois se apaixonam, vivem uma linda história de amor. Mas a vida não é cor-de-rosa. O drama começa quando Mia e sua família – pais e irmãozinho – vão de carro fazer uma viagem. Acontece um acidente e, de forma sobrenatural, a protagonista se encontra em uma espécie de paralelo entre a vida e a morte. Ela pode ver tudo o que acontece, mas ninguém pode vê-la, pelo menos, supõe-se que não, mas não vou dar spoiler, só vou deixar vocês curiosos mesmo.

"Ás vezes você faz escolhas na vida
e ás vezes escolhas fazem você."

No desenrolar da história, Mia é a única que pode escolher entre viver ou morrer.  Qual será a escolha dela?  O que você escolheria diante das circunstâncias?
Se eu ficar é lindo e emocionante do início ao fim. A trilha sonora completa o filme com yin e yang, como Romeu e Julieta, como Sandy e Júnior. Como a própria Chlöe (Mia) disse: a música é a terceira protagonista do filme, de tão presente que esteve durante todos os momentos. E as versões que fizeram para as músicas Halo, da Beyonce, e Today do Smashing Pumpkins foram perfeitas. Fora as músicas da banda do Adam que foram maravilhosas também. Se eu baixei a trilha sonora do filme? Imagina... Nem fiz isso depois de voltar pra casa após a sessão, assim como não fiquei com as músicas na cabeça por dias, não, claro que não...


Aliás, não foram só as músicas que ficaram na minha cabeça, fiquei com cenas repassando por uma semana inteira! Uma semana? Eu ainda estou com as cenas passando pela minha mente até hoje! Eu saí do cinema, mas o filme ficou em mim. Acho que isso foi porque o filme te deixa com aquela sensação de quero mais e a única coisa que penso é: PRECISO DA ADAPTAÇÃO DE “PARA ONDE ELA FOI”!

Lista de coisas para fazer:

- Comprar o livro Se eu ficar.
- Comprar a continuação: Para onde ela foi.
- Aprender a tocar alguma música do filme no violão.

Espero conseguir completar minha lista até semana que vêm... Rs.

Até a próxima!



ÚLTIMOS VÍDEOS