[Resenha] Stânix: O poder dos elementos - Éder A. S. Traskini

Nome: Stânix - O poder dos elementos
Autor: Eder A. S. Traskini
Gênero: Fantasia, Medieval
Editora: Novos Talentos
ISBN: 9788542800579
Ano: 2013
Páginas: 144
Classificação: 
    
Sinopse: Stânix é uma terra medieval que já foi habitada por humanos, anões e elfos. Durante a primeira guerra, liderada pelo tirano Syrt, o império só foi salvo pela magia e inteligência dos elfos. Porém, esta importante raça foi obrigada a deixar o reino, incitada pela profecia da segunda guerra. Aaron, um dos nascidos sob o sangue do primeiro grande conflito, foi deixado para trás, mas nem imagina o destino que lhe aguarda. Apenas ele pode salvar o reino. 
A profecia está dita e Stânix está em suas mãos.

Frase Preferida:
"Ser diferente não é errado, é ser único."

Há um tempinho atrás entrevistei o autor de Stânix – O poder dos elementos (confira aqui a entrevista) e fiquei com muita vontade de ler seu livro. Quando tive verba, comprei. Eu já tinha boas expectativas em relação à Stânix, mas tive a grata surpresa de ter minhas expectativas superadas. Eu comecei e terminei de ler no mesmo dia! Nunca li tão rápido, ainda mais agora que não tenho muito tempo. O livro não é muito grosso, pouco mais de 100 páginas e a fonte em bom tamanho, além de a história ser muito leve e decorrer bem.

O livro conta sobre Aaron, um garoto que se sente diferente de todos de seu vilarejo, isso por que ele tem um passado que ainda não conhece (nem nós conhecemos totalmente ainda) e tem um grande destino pela frente. O jovem garoto é atormentado com sonhos repetitivos que podem não ser apenas sonhos. Aaron vai descobrindo certas coisas, graças a uma aventura designada a ele e mais dois amigos, Sora e Farep, para que o vilarejo não fosse atacado por Guil, que se fortalecia cada vez mais. Durante a jornada, outros personagens aparecem, a história muda o rumo, algumas perguntas são respondidas, mas o mistério permanece. 

Bem, o que eu tenho pra falar desse livro? Só que... PRECISO DA CONTINUAÇÃO! Éder, pelo amor, não vá demorar a lançar a continuação! Eu acho que estou colecionando livros que eu necessito da sequência, meu coração é muito forte porque se eu não enfartei com toda essa espera...

Sério, o livro acaba quando a brincadeira estava ficando boa. Vai começar a ação? Ah não, deixa para o próximo livro... Quase morro! Não que o livro não tenha ação, pelo contrário. É que algo maior está por vir... Enquanto isso, podemos nos deliciar com uma prova de dragões, elfos, anões, lutas e um pouco de magia! O autor trabalha tudo isso muito bem, não se perde em nenhum momento e segue com os acontecimentos sem nunca se atropelar, o que faz com que o leitor realmente viaje para dentro do livro. Os bons livros, principalmente de fantasia, são assim, esquecemos do mundo real por um instante para viver aquilo que estamos lendo.

Uma coisa interessante que eu amei: as últimas páginas foram reservadas para um “Guia de Pronúncia” onde mostra como se diz cada nome – dos personagens ou cidades – citado no livro. Muito útil, pelo menos pra mim, que sempre falo os nomes errados...
Vale ressaltar também que o trabalho feito com a capa, com os detalhezinhos do livro foram muito bem feitos, achei tudo lindo!

Stânix é uma boa pedida para os amantes da literatura fantástica e medieval, gêneros que estão crescendo bastante na literatura nacional atual. Ansiosa pela sequência!
#LeiaUmNacional

Comentários



ÚLTIMOS VÍDEOS