[Resenha] O Maior Show do Mundo, do A. R. Miranda

Nome: O Maior Show do Mundo | Autor: A.R. Miranda | Gênero: Suspense/Mistério | Editora: Independente | Ano: 2017 | Páginas: 245
Sinopse: "Uma casa. Trinta e seis câmeras. Doze participantes. E se não houvesse limites? Conheça o reality show mais surpreendente da TV. Os bastidores de um jogo perigoso, cheio de mistério e emoção. Não há favoritos no maior show do mundo. Não perca!"
Trecho Preferido: "– Voto é uma coisa muito pro forma. Não vale quase nada. Um jantar bem organizado pode ser muito mais importante que uma eleição, nele consigo todos os votos de cabresto que preciso. Em que mundo você vive?"

Oi, gente! Hoje eu vim trazer a resenha de O Maior Show do Mundo. Eu fiz um post com as minhas Primeiras Impressões sobre ele na semana passada e agora eu finalmente vim falar um pouco mais sobre ele e o que eu achei da obra ao todo. 

Valtinho é acordado com o toque do celular e nunca poderia imaginar a notícia que iria receber: alguém dentro do reality show havia morrido. E ele, como diretor do programa, está literalmente no “olho do furacão”. O De Olho em Você é praticamente o nosso conhecido Big Brother Brasil, pessoas presas em uma casa sendo assistidas pelo país inteiro. 

Chegando nos estúdios, Valtinho descobre que nenhuma das câmeras filmou o momento da morte de Sophia, uma participante que tinha grandes chances de vencer o programa. E a primeira reação é esconder o fato de todos: não mostrar os participantes e nem a retirada do corpo da casa, conversar com os policiais discretamente e utilizar imagens gravadas de Sophia até encontrar um motivo para sua “saída” do programa. 

Contudo, é claro que esse segredo não iria durar e um jornal, de outra emissora, acabou noticiando. E quando é chamado pelo dono da emissora, Doutor Pedro, Valtinho não vê outro jeito, ele precisa expor o problema. Desta forma, para garantir a audiência e fornecer uma explicação para público, Valtinho coloca Toni Taborda, apresentador do reality, para conduzir um programa diferente: além de informar o que aconteceu, ele também mostra várias homenagens para Sophia.

"– Confie nos instintos, Valter. Gente morre todo dia, toda hora, queira ou não. O público não quer saber se é verdade ou novela. Você sabe o que o público quer ver. O que ele precisa ver. Faça seu show. Você será sempre reconhecido por esse trabalho, eu garanto."

Assim, a audiência cresce e o De Olho em Você se torna um dos assuntos mais comentados. E o mais assustador é que as mortes não param e elas só contribuem para aumentar o público do programa e deixá-lo como assunto principal, inclusive, nos programas concorrentes.


O livro reuniu dois pontos que me cativaram completamente: o grande mistério -quem estava matando e quais os motivos-, e as críticas feitas à mídia. O livro já começa nos fisgando para o mundo da televisão e todas as tramas que envolvem os bastidores da TV. Como eu havia dito nas Primeiras Impressões, achei bem inusitado o autor trabalhar isso em um suspense. 

Como estudante de Comunicação, temas como ética no jornalismo, sensacionalismo e a mídia como empresas que, assim como qualquer outra visam o lucro, são bem comuns no meu dia-a-dia. Mas ao mesmo tempo, não é algo tão debatido em um contexto amplo da sociedade. E o autor inseriu isso na obra de uma maneira leve, sem se tornar cansativo, e ao mesmo tempo trouxe reflexões e chamou a atenção para o que consumimos diariamente, seja na TV ou outros meios. Acredito que foi uma ótima combinação e realmente o parabenizo por isso. 

A personagem que mais me conquistou foi a Erica, o interesse amoroso do Valtinho, ela é muito bem humorada, forte e independente. Já o Valtinho me deixou com dúvidas até a metade do livro. No início não tive uma impressão muito boa, mas com o decorrer da história fui me afeiçoando à ele e no final gostei bastante do rumo que o personagem tomou, acredito que ele evoluiu com tudo o que aconteceu. 

O livro também tem várias notas do autor que são ótimas para explicar termos técnicos e expressões que são usadas na TV, porém, eu acabei achando algumas não tão necessárias. Mas nada tira o mérito desse livro, foi uma das melhores leituras de 2017. Super recomendo! 

Comentários



ÚLTIMOS VÍDEOS